Bem vindo ao Blog do Van do Careca.

Bem vindo ao Blog do Van do Careca. Obrigado por sua visita, volte sempre.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Você a um passo da faculdade.



A coordenadora Geral do Pré-UNEAL da Universidade Estadual de Alagoas, faz saber aos interessados, que no período de 04 a 08 de abril do corrente ano, encontram-se abertas às inscrições para o Pré-UNEAL dos campi I, II, III. E IV.
            As inscrições estarão abertas na sala do Pré-UNEAL dos seus respectivos campus nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (das 13h às 17h).
            Os campus ofertam as seguintes quantidades de vagas “Arapiraca 120”  “Santana do Ipanema 50” “Palmeira dos Índios 100” “São Miguel dos Campos 100.”
            As vagas obedecem ao seguinte segmento 50% para os alunos com ensino médio concluído e 50% para alunos que concluirão o ensino médio em 2011. Caso as vagas para um segmento não sejam preenchidas, elas serão realocadas para o outro segmento.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cursos Gratuitos no Senac.



A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial informa que foram prorrogadas as inscrições para 270 vagas do Projeto Comércio Ativo. As vagas são ofertadas através do Programa Senac de Gratuidade – PSG.
A população pode concorrer a vagas nos cursos de Frentista, Operador de Computador, Promotor de Vendas, Operador de Telemarketing, Garçom Básico (Ofertados na Unidade Senac), Recepcionista (Ofertado no CRAS Cazuzinhas), Manicure e Pedicure, Cabeleireiro Assistente (Ofertado no CRAS Manoel Teles) e Vendedor (Ofertado na Associação Comunitária da Baixa Grande).

As inscrições no processo seletivo foram prorrogadas até o dia 25/03/2011. Elas podem ser feitas através do site www.al.senac.br, na Unidade do Senac em Arapiraca (Rua São Francisco, 855), no CRAS Cazuzinhas (Rua Jeovanilson Pereira, 73, Olho D'água dos Cazuzinhas) ou no CRAS Manoel Teles (Rua Agostinho Severino dos Santos, 54 – Manoel Teles). É preciso ler o edital, antes de realizar a inscrição, para conhecer as normas e procedimentos necessários para participar do programa e os cursos ofertados.


Documentos necessário para inscrição:

CPF e RG. Ressaltando que é necessário o preenchimento de todos os campos do Formulário de Solicitação de Vaga para o PSG para a validação da inscrição.
Documentos exigidos do candidato para entrevista/matrícula:
a) Comprovante de Escolaridade: Histórico Escolar - original e cópia e/ou Declaração Escolar (original);
b) Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência – original e cópia;
c) Comprovante de Renda Familiar – original e cópia;
d) Autodeclaração de Renda (Gerado pelo programa);
e) Termo de Compromisso (Gerado pelo programa).


 Critérios da seleção:

a) renda familiar per capita;
b) estar matriculado na educação básica;
c) ser egresso da educação básica;
d) ser trabalhador desempregado;
e) ser trabalhador empregado;
f) posição na família (arrimo ou dependente);
g) número de pessoas no grupo familiar;
h) ser pessoa com deficiência;
i) ser egressos do Programa de Aprendizagem do Senac.


A relação dos aprovados no processo seletivo da 1ª etapa do PSG será divulgada no dia 05.04.2011 no site www.al.senac.br e e no local de realização dos cursos.

A entrevista/matrícula será realizada, conforme divulgação das datas na relação dos aprovados, conforme cronograma/local abaixo:

- 14.4.2011- Turma ofertada para Baixa Grande (Arapiraca), na Associação Comunitária;
- 11 a 25.4.2011 - Turmas ofertadas para Senac Arapiraca.
- 28.4.2011 - Turmas ofertadas para Manoel Teles (Arapiraca), no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;
- 27.4.2011 - Turma ofertada para Olho D´água das Cazuzinhas, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;



Maiores informações: (82) 3521-4582.

Julinho Porradão na Ressaca do Carnaval em Luziápolis.


Para os foliões de plantão venho informar que a ressaca do carnaval em luziápolis será realizada em grande estilo, dia 19/03/2011sábado próximo, teremos o trio Pressão e o cantor Julinho Porradão, o evento terá ínicio às 19:00 horas e sairá da Rua Santo Antônio e percorrerá a Avenida Manoel Firmino e Rua Wilson Lopes terminando seu trajeto no pátio da feira. Esse evento é uma parceria entre o Deputado Joãozinho Pereira e o Vereador Van do Careca que já tomou as medidas necessárias para garantir a segurança dos foliões.

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Mulher
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher,
Que luta pelos seus
s ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

O Rodo da Bahia



À tarde de ontem, 07 de março de 2011, teve um grande evento para o distrito de Luziápolis, o carnaval foi marcado com a presença da banda O RODO DA BAHIA. Os foliões se concentraram na Rua Santo Antônio por volta das 16 horas, local marcado para iniciar o percurso do arrastão que percorreu algumas ruas de Luziápolis tendo como sua meta final o pátio da feira.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Os primeiros passos de um varal...




Muito antes de seu nascimento e ainda na atmosfera intra-uterina, teve início a formação do vínculo entre o 3º período de Letras e a Poesia. A idéia de se tornar mamães e papais poetas, transformou-se em paixão a primeira vista. E com um empurrãozinho da profa. Madalena nasceu o tão sonhado bebê, o VARAL DE POESIA.
A forma de concebê-lo tratou-se de um processo de comunicação tão complexo quanto sutil e que tornou possível esta troca íntima e profunda. O vínculo entre autores da casa, o curso de Letras e escritores locais foi de uma importância vital para o nascimento do feto-varal.
Mas a formação do vínculo não foi automática e imediata, pelo contrário, foi gradativa e, portanto, necessitava de tempo, compreensão e muito diálogo entre os colaboradores para que o evento pudesse existir e a inspiração tomar seu lugar de destaque adequadamente no varal. Assim foi preciso trabalhar por etapas.
A 1ª foi caracterizar o varal, mas não podia ser qualquer exposição, tinha que ter nossos traços, nossa identidade, tinha que ser nosso reflexo e, um grande acontecimento pede que seus pares usem uma vestimenta para destaque que foi coordenada pelo corajoso Edvaldo. No entanto, ele também precisava de um registro, então demos a ele um título:
Varal de Poesia: Poesia de todo canto, Poesia pra todo mundo.


O amor, mas também a rejeição por parte de alguns membros que o compunham, repercutiu sobre ele muito precocemente, mas, para que pudéssemos dar significado e continuidade ao projeto foi preciso muita maturidade neuro-fisiológica. Durante a segunda etapa, ficamos preocupados. Até as três primeiras semanas de vida, as mensagens enviadas pelos autores, foram, um número menor que o esperado, muito embora soubéssemos e cremos o tempo todo que essa realidade iria mudar.

À medida que foi evoluindo, o varal tornou-se capaz de registrar um aumento significativo no número de escritos e através das mãos de fadas, disfarçadas de digitadoras, Patrícia, Aymê e Josielma, as emoções e sentimentos dos autores anônimos ganharam significado quando foram reproduzidas no papel. Essa foi à terceira etapa de desenvolvimento. E quando, então, começou a se formar a sua personalidade.

A ansiedade materna foi de certa maneira, até benéfica ao evento, pois em uma reunião perturbadora para acordos financeiros, a turma Sou Professor com Todas as Letras entendeu que, a estrutura organizacional dependia de orçamento e por unanimidade, decidiu colaborar com R$ 7,00 para gastos diversos. Essa constituiu-se a quarta etapa do projeto.
Com o decorrer do tempo, a experiência de desconforto transformou-se em emoção e teve início a formação de idéias sobre as intenções que decorariam o ambiente.
Desta maneira, a Glauciane Gregório, nossa querida GG, como uma mãe amorosa e afetiva, rica em imaginação e contatos, contribuiu para que o ambiente da poesia ficasse com a “nossa cara”.
Chegou o grande dia! Assim, é fundamental lembrar que as preocupações de estrutura-organizacional do cotidiano, tornaram-se passageiras e até mesmo simples diante do tão majestoso cordão cheio de papéis muito bem fixado pelo Edson, o ex escoteiro, que tão bravamente hasteou as bandeiras da imaginação para expor as histórias que refletiam os sentimentos dos seus inventores.

Quaisquer comportamentos contrários, alheios, não lhe ofereceram risco algum, pois sequer puderam afetar, provocar estresse ou prejudicar as situações que induziram à produção intensa e contínua do clima poético que invadiu o Pátio em frente ao auditório D. Bezinha. No grandioso, evento coordenado pela garganta de ouro do Francis, a poesia, os poetas, os convidados e a comunidade acadêmica em geral propiciaram a continuação harmoniosa e favorável ao seu desenvolvimento.
Chegou o momento do recital, ouvimos e mentalizamos a poesia nascendo através dos poetas em uma expressão de sentimentos, em cada verso, ou em cada música, foi uma sintonia total. No recital a poesia materializou-se, tomou vida... A inspiração então nasceu para cantar e encantar.

Concluindo, o vínculo materno-fetal foi consolidado durante o período gestacional. O caminho percorrido entre os sentimentos, as sugestões, as angústias, as idéias até o seu desenvolvimento foi intenso, porém, sendo uma das características dos vencedores como nós, o VARAL DE POESIA FOI UM SUCESSO!!!

Deste modo, quero agradecer em especial ao Aldemir, GG, Edvaldo, Carlos e ao Gerlan que por ser meus amigos e confidentes, foram colocados à prova sem questionar, enquanto conversávamos durante as idas e vindas na ladeira do Alto do Cruzeiro, também gostaria de estender minhas considerações as (os) co-autoras (es) colaboradoras (es) e não menos importantes Leilane, Gilda, Valquíria, Érika, Josivânia, Rafaela, Jucy, Jhenifer , José Carlos, Eliane, Jean, Jonatha, Miriam, Ricardo, Rose, e ainda ao Sérgio e o Grecion que de forma direta ou indiretamente contribuíram para a consolidação do mesmo.

Posso dizer mais, que agradeço tudo àquilo que está na minha vida até neste momento, incluindo até as dores. E que a Turma Sou Professor com Todas as Letras ainda precisa aprender que a nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja em nossa vida.

GRATA,

EDNEIDE MARIA DE LIMA

Aluna do 3º período do Curso de Letras-Campus I